quarta-feira, 21 de setembro de 2022

ENTENDIMENTO DO "OBJETO DE ESTUDO" E A TENTATIVA DE "JUSTIFICÁ-LO" E "DEMONSTRÁ-LO" PELO "MÉTODO EXPERIMENTAL", ESSENCIALMENTE "INDUTIVO"! (1 DE 2)

 Aula expositiva dialogada sobre o método indutivo, sobre o raciocínio indutivo e o conceito de indução: o professor citou parte de um material didático, que está disponível para consulta, ::: AQUI :::, no qual afirma-se que Albert Einstein (1879-1955), "entendia a ciência como algo em evolução. Primeiramente, ele observava os fatos e procurava compreendê-los. Depois de entendê-los, tentava justificá-los e demonstrá-los pelo método experimental, essencialmente indutivo." (MACHADO, 2003, p. 13.). 

Feito isso, o professor perguntou o que os alunos entendiam por indução. Em diálogo com os alunos o professor explicou a três formas de entender a indução, a saber:

indução como "induzir", "aconselhamento que leva alguém a um ato",  "induzir ao erro", por exemplo,

indução como "condução térmica" ou seja, "transmissão de calor",

indução como raciocíniosilogismo método científico essencialmente empírico.

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