sexta-feira, 15 de julho de 2022

ATIVIDADE DE LEITURA (2 DE 2)

Neste dia, segundo dia, durante o 1º período (das 8h às 8h55min.) a atividade de leitura foi retomada.  

Aspecto dos alunos da turma 61, lendo.
Assim, de novo, de posse de seus livros (alguns alunos optaram por comprar o livro), dos Chromebooks da escola e/ ou de seus smartphones, os estudantes puderam acessar o texto para lê-lo. Fizeram isso, ou diretamente, livro analógico; ou, no presente blog, barra lateral, clicando (ou tocando) na capa do livro, que tem o Link que leva ao arquivo ".pdf".

Buscou-se, novamente, propiciar "um contexto adequado para a ampliação dos contextos de letramento [científico]" (BNCC, 2018, p. 331). 

Assim como na ultima aula, os alunos aproveitavam para perguntar significações a respeito do que estava escrito, e até mesmo com relação ao vocabulário.

11 comentários:

Gabriela ortiz disse...

Eu sou Gabriela e Até agora, o que mais me chamou atenção no livro foi a parte que ele fala do chamado fenômeno do "magnetismo animal". Isso porque eu pesquisei sobre "magnetismo animal e achei interessante o que significa magnetismo animal.

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Interessante, não Gabriela?
Sagan ainda chama a atenção para o fato de que um dos seguidores de Mesmer (1734-1815), ainda insistia para que "acreditassem" neles, nestes termos:

"Esqueça por um momento todo o seu conhecimento de física [...]. Retire da
cabeça todas as objeções que possam ocorrer [...]. Não raciocine durante
seis semanas [...]. Seja muito crédulo; seja muito perseverante; rejeite toda
a experiência passada, e não dê ouvidos à razão."

Imagine?! "Não raciocinar"... "não dar ouvidos à razão"...

É assim que se faz Ciência?

Abraço do prof.!

Beatriz Borges disse...

Eu sou a Beatriz e até agora,a parte que mais achei interessante no livro,foi a parte que está escrito:

"Lei de Gresham, segundo a qual a ciÍncia ruim expulsa a boa."

Eu achei isso muito interessante,porque é uma grande verdade porque aí, a moeda dita "má" acaba por expulsar da circulação a moeda dita "boa", que os agentes têm tendência a manter o poder.

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Interessante, Beatriz!!! Vejo que tu pesquisou, foi atrás da ideia, que é de Thomas Gresham (1519-1579), que foi um, digamos assim, um investidor inglês.

Sagan coloca isso no livro como uma paráfrase. O estudante, para bem entender, tem de saber ou ir atrás.

Gresham dizia, mais ou menos assim: "a moeda ruim expulsa a moeda boa.". Sim, invertendo, as pessoas querem ter no bolso cédulas bonitas e novas, e não notas rasgadas e sujas.
Ainda ontem estava passando sobre isso. O governo federal lançou moedas comemorativas, de R$2,00 e de R$5,00...:

https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/17699/nota

Então, pensei, essas moedas; dinheiro bom; umas delas é de prata, já nasceram expulsas das mãos da maioria; serão vendidas só para colecionadores, pela Internet...

Isso me leva a outro raciocínio...: será que temos o devido acesso à boa Ciência?! Ou ela está "expulsa" das mãos da maioria, virando coisa de "colecionador"?

Unknown disse...

Oi sou Vini o que eu mais gostei foi a conversa do f bukley com o calr.

Gostei porque a conversa foi interessante peculiar e fácil de entender.

Também gostei de outras partes mais a melhor foi essa.

OBRIGA TCHAU

Unknown disse...

Oi!!!
Uma das coisas de que mai gostei foi sobre o rosto do homem na Lua, nosso satélite natural, pois não sabia disso. Nunca havia percebido...
Após ter lido no livro, olhei a Lua, por muitos minutos, até que notei... Achei a descrição do livro não tão parecida com o que vi. Na verdade, vi um rosto gordo e um pouco assustador achei muito boa a curiosidade.
Até mais!!!
Talvez faça mais um comentário deppos.

ASSINADO:

Vinícius

Unknown disse...

Oi!!!
Uma das coisas de que mais gostei foi sobre o rosto do homem na Lua, nosso satélite natural, pois não sabia disso. Nunca havia percebido...
Após ter lido no livro, olhei a Lua, por muitos minutos, até que notei... Achei a descrição do livro não tão parecida com o que vi. Na verdade, vi um rosto gordo e um pouco assustador achei muito boa a curiosidade.
Até mais!!!
Talvez faça mais um comentário deppos.

ASSINADO:

Vinícius

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Interessante, Vinicius!!!

Sabe por que a tua experiência de observação não te mostrou um "rosto", uma "face", como estamos acostumados, com dois olhos, boca e nariz? Porque essa uma percepção dos habitantes que estão no hemisfério norte da Terra. Quem está no hemisfério sul, como nós, vê a Lua, por assim dizer, invertida, de "cabeça para baixo". Assim, o "rosto", invertido, é mais difícil de sofrer *pareidolia* (pesquise sobre isso).

https://youtu.be/TLGPbkYZI4c

Anônimo disse...

Olá sou a Gabrieli, A parte que mais me chamou atenção foi essa "Levando-se tudo em consideração, a evidência alegada parecia fraca - degenerando muito frequentemente em credulidade, fraude, alucinação, compreensão errônea do mundo natural, esperanças e medos disfarçados como evidências, e um desejo de atenção, fama e fortuna. Que pena, lembro-me de ter pensado. Desde então, tive a sorte de estar envolvido com o envio de espaçonaves a outros planetas em busca de vida, e com a escuta de sinais de rádio de civilizações alienígenas, caso existam, em planetas de estrelas distantes. Tivemos alguns momentos tantalizantes. Mas se o suposto sinal não está à mão para que todo cético ranzinza possa examiná-lo, não podemos chamá-lo de evidência de vida extraterrestre - por mais fascinante que nos pareça a ideia. Teremos simplesmente que esperar até conseguir melhores dados, se é que esse tempo chegará algum dia. Ainda não encontramos evidência convincente de vida fora da Terra. Mas estamos apenas nas primeiras etapas da investigação. Pelo que sabemos, novas e melhores informações podem surgir amanhã."

Olha eu acho impressionante um cientista como ele que duvidava de tudo ficou tanto tempo preso em um assunto que até hoje não tem prova nenhuma até com James Web telescope.

Ass: Gabrieli brum

Anônimo disse...

A parte que eu mais gostei no livro foi da página 104 até a 111 mais ou menos, por que foi as partes que eu mais entendi e que mais gostei, elas falam sobre demônios e bruxas e eu achei o assunto interessante. Como pode queimar pessoas com base em crenças que têm a ver com Fé? ainda bem que hoje há separação entre ciência e Fé.


Ass: giovana

Anônimo disse...

A parte que mais gostei
foi na conversa no taxi quando ele disse

"Nunca lhe ensinará como distinguir a ciência verdadeira da imitação barata."

Por que ele mostrou que o motorista não tinha ideia de como a ciência funciona.

Assinado Yasmin

O NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA (PARTE 2 DE 2)!

Tomando por base "HART-DAVES, Adam. O livro da ciência. São Paulo: Globo, 2016, p. 14", o professor preferiu aula expositiva dialo...